pt Português
pt Português
pt Português
12/05/2016
Outros

Durante Encontro de Lideranças, UEA anuncia cursos de graduação em unidades de conservação


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou, nesta quarta-feira (11), que dará início a oferta de cursos de graduação em unidades de conservação do interior do estado. Membros da Gestão Superior fizeram o anUncio durante o 16º Encontro de Lideranças: Associações das unidades de conservação do Programa Bolsa Floresta, realizado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
A parceria vai fortalecer o ensino para ribeirinhos que moram em áreas de unidades de conservação. “Vamos oferecer o que a comunidade precisa e pedimos que os moradores das comunidades nos tragam demanda. Vamos ver nas 16 unidades de conservação, cursos que sejam viáveis”, disse o vice-reitor, Mário Bessa. Entre os cursos que devem ser oferecidos, inicialmente, estão os de Pedagogia e Gestão Ambiental.
O vice-presidente de Novos Negócios para América Latina da Samsung, e também do Conselho de Administração da FAS, Benjamim SicsU, também presente na reunião, afirmou que é importante trabalhar pelo financiamento para a formatação dos cursos. “A iniciativa vai permitir que pessoas de comunidades do interior tenham acesso ao conhecimento”, declarou.
A ação também foi enaltecida pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana. “Esta parceria vai permitir a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades. Precisamos trabalhar para que os cursos comecem no ano que vem. Captar a ideia, desenvolvê-la e identificar o que deve ser feito dentro da maior formalidade possível”, afirmou. Outra iniciativa em discussão é a adoção de um vestibular específico para os moradores das unidades de conservação.
Inicialmente, o curso de Pedagogia deve atender às Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, Rio Negro e Uatumã e o curso de Gestão Ambiental deverá beneficiar os moradores das RDS de Mamirauá, Rio Negro e Uatumã. “Vamos oferecer cursos de oferta especial para que todos possam ingressar e permanecer na Universidade”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Luciano Balbino.