pt Português
pt Português
pt Português
31/07/2020
Componentes

Empoderamento Comunitário


Fortalecimento de
organizações comunitárias

O Programa de Empoderamento tem por objetivo fortalecer as organizações sociais de base comunitária, estimulando a consolidação das atuais lideranças e a formação de futuras lideranças ribeirinhas especialmente mulheres e jovens em Unidades de Conservação (UC). As iniciativas de empoderamento realizadas estão pautadas na qualificação de capital humano, com formação político-cidadã de grupos sociais, nela incluído capacitação de diretores e lideranças populares, promovendo a participação social e o fortalecimento do protagonismo dos moradores na reivindicação dos direitos e da cidadania.

A partir da parceria com as associações-mãe, que representam democraticamente os moradores das 16 Unidades de Conservação, são efetuados investimentos para capacitação de diretorias, fortalecimento institucional e apoio à infraestrutura (sedes, computadores, botes para transporte etc), além de apoio operacional (gasolina, alimentação etc).

Anualmente, as associações-mãe são reunidas para discussão das prioridades de investimentos e estabelecimento de um planejamento conjunto com a FAS.

Atualmente o apoio é oferecido a 15 associações-mãe, que incluem oficinas de formação, encontros de lideranças ribeirinhas, apoio às assembleias e reuniões de diretoria, palestras e seminários. Essas ações possibilitam às lideranças o acesso a conhecimentos, meios, recursos e metodologias direcionadas ao aumento do empoderamento nas reivindicações dos direitos de cidadania e de serviços públicos de qualidade.

 

 

No início da implementação do programa, apenas oito associações-mãe eram formalmente constituídas nas 16 UC participantes do programa, e quase todas tinham várias pendências e restrições. Em 2018, 14 associações se encontravam devidamente formalizadas, com livro caixa e contabilidade em dia, além
de eleições regulares para sucessão de seus gestores, conforme seus estatutos.

Foram dedicados esforços para articulações políticas em níveis municipal e regional, além da intermediação com o Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc) para mobilização e discussões que resultarm na criação das associações-mãe da APA do Rio Negro e RDS Puranga Conquista, completando as 16 unidades de conservação apoiadas pela FAS.

 

Confira o painel de resultados das
ações de empoderamento comunitário da FAS: