pt Português
pt Português
pt Português

O programa
e seus componentes

O Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) implementa, desde 2012, um conjunto de projetos que visam oferecer modelos educacionais replicáveis  que promovam uma educação relevante, contextualizada e inovadora visando a formação integral de pessoas que possam ser protagonistas do desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia.

A atuação do PES está estruturada em três eixos: educação relevante, cidadania e políticas públicas. Na primeira, a proposta entende a floresta como uma grande sala de aula, na cidadania, um olhar com ações e atitudes que promovam a equidade, a justiça, o respeito, a ética e liberdade das pessoas que vivem na floresta. Por último, o eixo de políticas públicas para estabelecer parcerias que possibilitem a elaboração de estratégias que promovam o desenvolvimento das comunidades. 

PES em números em 2021

Eixos sistêmicos


Educação Relevante

O objetivo é modelar e implementar projetos de educação contextualizados e inovadores visando a replicabilidade para as comunidades da Amazônia. A estratégia é estabelecer parcerias que fomentem e fortaleçam as iniciativas do programa, monitorar e sistematizar os projetos para validar os modelos, além de atuar em sinergia com as comunidades. 

Como resultado espera-se ter modelos educacionais testados, validados e replicáveis, seguindo a abordagem sistêmica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. 


Cidadania

Esse eixo tem como objetivo dar oportunidade às pessoas que vivem na Amazônia profunda o acesso aos seus direitos para que possam exercer sua cidadania em plenitude. 

O foco é a proteção e fortalecimento de vínculos por meio do desenvolvimento da rede de proteção social, realização do diagnóstico e acompanhamento e integração comunitária. Além da inclusão social, empoderamento e orientação e acesso aos direitos visando a redução de vulnerabilidade. 


Políticas Públicas

Estabelecer parcerias que possibilitem a elaboração de estratégias que promovam o desenvolvimento das pessoas e comunidades é a premissa desse eixo que se divide em duas áreas de atuação.

A área de Modelos educacionais e Tecnologias Sociais são voltadas para parcerias para oferta de educação formal e produção de material didático, saúde e desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis. Já o assessoramento é realizado com base em diagnóstico e monitoramento, formação técnica e implementação de projetos e parcerias.


 

Conheça um dos nossos NIEDS – Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Espaços para a educação profissionalizante e complementar em áreas remotas

Aqui Gestores de Núcleo passam a ser parceiros implementadores, atuando de forma transversal com os programas da FAS – não mais dando somente “apoio” mas sendo inseridos nas etapas de planejamento, dinamizando agenda de atividades, criando projetos e eventos.

Assumem o protagonismo de uma educação relevante como campus para a implementação de  modelos educacionais – Iniciativas inovadoras e infraestruturas sustentáveis. 

Propostas de geração de renda para os NIEDS 

  • Hospedagem e  quiosques com itens produzidos pelas comunidades, incentivando o empreendedorismo (o Núcleo é uma grande vitrine);
  • Jornadas de imersão e vivência guiada nos Núcleos para empresas, universidades e público em geral para conhecer os projetos que são desenvolvidos nos  espaços e nas comunidades;
  • Comercialização de produtos agroecológicos (mudas, galinhas, ovos, esterco, etc); 
  • Promoção de eventos culturais e desportivos.