pt Português
pt Português
pt Português
14/12/2022
Notícias

Projeto Comunidades do Brincar beneficia crianças ribeirinhas com inauguração de um espaço lúdico 

Iniciativa do Movimento Unidos pelo Brincar e da FAS busca sensibilizar as crianças sobre questões ambientais por meio de brincadeiras e atividades socioeducativas.


Com a proposta de promover a importância do brincar como atividade essencial para o desenvolvimento integral das crianças e de suas comunidades, o movimento Unidos pelo Brincar e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) inauguraram um espaço lúdico e itinerante na comunidade Punã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no município de Uarini (a 565 quilômetros a oeste de Manaus). O espaço, que foi batizado de ‘Pequenos Curupiras’, promove atividades socioeducativas e brincadeiras com temáticas ambientais voltadas para o cuidado e a conservação da biodiversidade amazônica. 

O projeto faz parte de um movimento internacional, denominado ‘Unidos pelo Brincar’ (Together for Play), financiado pela Fundação LEGO e impulsionado pela Purpose Brasil, com execução da FAS no estado do Amazonas. 

A estrutura itinerante do projeto Pequenos Curupiras é um espaço lúdico, cujas peças mobiliárias se transformam em mesas, banquinhos, guarda-brinquedos e o que mais a imaginação dos brincantes permitir. A brincadeira já começa no momento em que se monta cada estrutura. 

“O objetivo do projeto é oferecer uma alternativa de diversão para as crianças da comunidade Punã em um ambiente saudável, seguro, onde elas possam interagir em sociedade e se desenvolverem integralmente como cidadãs. Tudo isso aliado à sensibilização dessas crianças e de suas famílias para a questão ambiental e da importância de cuidar e conservar as espécies Amazônicas”, explica a coordenadora executiva do Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) da FAS, Natália Wagner. 

Brincadeiras e aprendizado 

A inauguração do projeto Pequenos Curupiras aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro e reuniu mais de 350 pessoas entre crianças, jovens, pais, cuidadores e professores da comunidade Punã. Para além dos espaços de brincadeiras, a programação ao longo de dois dias proporcionou às crianças desenvolvimento de habilidades, de socialização e fortalecimento de vínculos com familiares. 

Também foram realizadas duas oficinas: a oficina ‘Punã Brincante’, que reuniu professores, pais e cuidadores para mostrar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças; e a oficina ‘Diversidades, prevenção ao bullying e empatia’, com a participação de crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. 

O projeto Pequenos Curupiras está dentro do escopo dos projetos realizados pelo Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES), no âmbito do subprograma Educação Ambiental e Conservação. Ainda em 2022, serão realizadas atividades deste espaço nos municípios de Itapiranga (RDS Uatumã) e Manicoré (RDS Rio Amapá).   

Sobre o Movimento Unidos pelo Brincar 

O Movimento Unidos pelo Brincar tem a missão de promover a valorização do brincar como um dos pilares do desenvolvimento infantil. Através do brincar, crianças desenvolvem diversas habilidades, e por esse motivo o Movimento visa estimular famílias, cuidadores e o setor público a oferecer mais oportunidades de aprendizagem lúdica para todas as crianças. Com financiamento da Fundação LEGO, a iniciativa atua desde 2019 com ações no Brasil, Colômbia, México e Ruanda. 

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

Créditos da imagem: Tadeu Rocha